Advogado especialista em divórcio: saiba mais sobre a função desse profissional
O divórcio é a forma legal e definitiva de encerrar um casamento. Nesse processo estão envolvidos diversos itens, sejam eles a pensão alimentícia, a guarda dos filhos ou a divisão dos bens adquiridos pelo casal durante o período de casamento.
Diante dessa perspectiva, é necessário ter contato com uma forte assistência jurídica para que o final desse processo seja dado da melhor maneira possível e com ambos os lados beneficiados. Sendo assim, o papel do advogado especialista em divórcio será de extrema importância.
Como encontrar um advogado especialista em divórcio
Como sabemos, a área de Direito é muito ampla e permite ao profissional uma larga atuação nas mais diversas vertentes. Dessa maneira, é imprescindível que, ao pensar em dar início a um processo de divórcio, encontre-se um profissional que seja especialista no assunto.
Sendo assim, será necessário recorrer a um advogado especializado na área de Direito da Família, que será capaz de dar assistência em casos de separação ou divórcio litigiosa ou consensual, bem como sobre a guarda dos filhos, a pensão alimentícia e a partilha dos bens que forem comuns ao casal.
Para encontrar um advogado que seja competente, pesquise se este advogado realmente atue em processos nesta área e tenha toda expertise em direito de família.
Afinal, qual o papel do advogado especialista em divórcio durante o processo?
Mesmo que o seu tipo de separação se enquadre nas características de um divórcio consensual, a presença de um advogado se faz indispensável, visto que, mesmo realizado de maneira simples e sem a necessidade de um processo judicial padronizado, o tabelião só poderá consentir a escritura diante da assessoria de um advogado, seja ele comum ou individual para cada uma das partes.
Além disso, durante o ato, será necessário que haja uma assinatura do profissional, ou profissionais. Dessa maneira, é possível definir que a importância de um advogado especialista em divórcios é inquestionável e será necessária em todas as ocasiões, independentemente do tipo de divórcio a ser realizado.
Os tipos de divórcio que permeiam a esfera jurídica
Existem 3 tipos de divórcio: o consensual judicial e o extrajudicial e o litigioso , tendo cada um deles a sua particularidade.
No divórcio consensual, o casal estará de acordo com o processo, incluindo, nesse ato, a divisão de bens e a guarda dos filhos. Também pode ser conhecido como “separação amigável”, sendo a melhor maneira para ambos os solicitantes, visto que traz prejuízos quase nulos aos envolvidos.
O divórcio litigioso é um pouco mais rígido, necessitando de uma assessoria jurídica mais firme, visto que já existem atritos dentro daquele relacionamento. Desse modo, será necessário que cada uma das partes escolha o seu representante para enfrentar o processo que está por vir.
O divórcio consensual pode ser judicial, quando é levado para a homologação de um juiz, ou extrajudicial, quando o divórcio é feito diante de um cartório de notas. Este divórcio consensual extrajudicial somente é possível se as partes não tem filhos menores. Havendo filhos menores este divórcio somente pode ser feito de forma judicial. Nas duas hipóteses a presença de um advogado especialista em divórcio se faz necessário, não sendo possível a realização deste divórcio sem a presença deste profissional.
Encontrar um advogado especialista em divórcios vai ajudar não só com as devidas orientações como também na tomada de decisões. Agende uma consulta com a Doutora Sandra Vilela (11) 94787-5383.